< Voltar

Com desemprego em alta, número de MEI’s cresce

Publicada dia 19/04/2019 às 17:16:06

Thaís Balielo

com-desemprego-em-alta-numero-de-mei-s-cresce


O aumento do desemprego está empurrando cada vez mais pessoas para o empreendedorismo. Para os economistas da Serasa Experian, o avanço na formalização reflete a necessidade do brasileiro de buscar novas fontes de renda em meio a um cenário de desemprego recorde, alta na inflação e perda de confiança.

Números do IBGE mostram que havia 23,3 milhões de pessoas trabalhando por conta própria no trimestre encerrado em agosto de 2018. Em igual período de 2017, eram 23 milhões. Em agosto, o país contabilizava 12,7 milhões de desempregados.

Em Santa Cruz do Rio Pardo este aumento do número de MEI’s também é sentido. O contador Marcel Pilati afirma que em seu escritório foi notado um aumento de 25% nos últimos tempos. “Com o desemprego, muitas pessoas começam a trabalhar na informalidade e procuram abrir uma MEI para contar tempo para aposentadoria, além de outros benefícios. Quem é Micro Empreendedor Individual pode aposentar com 65 anos no caso de homens e 60 anos a mulher, atualmente”, diz.

Pilati explicou que o escritório de contabilidade não cobra nada para abrir a MEI. Os interessados também podem procurar o Sebrae para abrir. “Com o CNPJ gratuito a pessoa pode abrir conta bancária de Pessoa Jurídica e ter acesso a linha de crédito, desconto de duplicata, desconto de cheque e capital de giro”, argumenta.

O contador explica que se enquadram para abrir uma MEI pessoas que não tenham outras empresas e que não são empregados. A contribuição mensal da MEI não passa de R$ 55,90. Lembrando que esta contribuição é sobre o salário mínimo e será o valor recebido em caso de benefícios do INSS ou aposentadoria.

Marcel também lembrou que a MEI pode ser a porta de entrada para o crescimento de uma empresa. “Tenho vários casos de pessoas que abriram MEI no passado e hoje desenquadrou e se tornou Microempresa, cresceu o porte. É uma maneira de sair da informalidade e se tornar um pequeno empresário.

Para abrir é fácil, basta documentos pessoais e comprovante de endereço”, afirma.

Segundo informações da Prefeitura Municipal, em 2017 foram abertas 410 MEI’s e encerradas 81, em 2018 foram 518 novas MEI’s e apenas 39 encerradas. Até o momento este ano foram abertas 116 e encerradas 2 MEI’s.