< Voltar

Aumento de quitinetes é tendência mundial

Publicada dia 22/08/2019 às 15:30:28

Thaís Balielo

aumento-de-quitinetes-e-tendencia-mundial


Dados apontam que a quantidade de pessoas que moram sozinhas tem aumentado a cada ano em todo o mundo. Em Santa Cruz essa tendência é percebida no aumento das construções de quitinetes pela cidade. Atualmente existem quitinetes prontas e em construção na região central da cidade, além de Jardim Tokomoto (próximo da Vila Fabiano), Jardim Nova Braúna, Chácara Peixe, Jardim Sant’Anna, entre outros. Advogado e corretor de imóveis de uma imobiliária da cidade, João Rafael Brandini Nantes falou com a reportagem sobre o tema.

Atual – Aumentou muito o número de quitinetes em Santa Cruz?

João – Sim, nos últimos cinco anos houve um aumento considerável nas construções de quitinetes.

A – Qual o perfil de quem aluga esse tipo de imóvel?

J – Há uma infinidade de perfis, mas o mais comum é o do indivíduo sozinho, na faixa dos 20 a 40 anos, pode ser estudante, professor, concursado e outras situações. Pessoas que estão provisoriamente trabalhando em Santa Cruz. Mais de 80% dos nossos clientes residentes em quitinetes, são de outras cidades. Geralmente, estão a trabalho, em período de um a dois anos, a serviço de alguma empresa da cidade, funcionários de agências bancárias ou do judiciário.

Existe, além disso, o caso de pessoas que optam por sair da casa dos pais, tendo mais independência e autoconhecimento. Existem clientes que começam uma vida nova após o término de casamento. E ainda há casos de quem desocupa uma casa própria, por vezes muito ampla, e acaba optando por uma quitinete pela facilidade de limpeza, redução de custos, ou outros fatores, e ainda, tem uma renda de sobra com o aluguel do seu próprio imóvel.

A – Para quem pode investir, construir quitinetes é uma nova opção de renda?

J – Com certeza. É atrativo construir quitinetes, pois não têm alto custo de uma casa, geralmente são construídas de uma vez (o que minimiza os gastos de mão de obra e materiais), e têm uma alta procura. Dificilmente, elas ficam muito tempo fechadas como no caso de imóveis maiores.

A – O aluguel é muito mais barato que casas?

J – Proporcionalmente, não vejo muita diferença, em termos de metragem quadrada. Acaba saindo o mesmo valor, porém existe uma redução de custos.

A – Qual a faixa de preços hoje?

J – Podem variar entre R$ 500 e R$ 1.000, dependendo da localidade, conforto, segurança, se existe ou não vaga para veículo, se ela é coberta ou não e se existem móveis embutidos, por exemplo.

A – Com o aumento da oferta de quitinetes os preços de aluguel e de compra e venda chegou a diminuir?

J – Santa Cruz ainda é uma cidade de aluguel caro. Apesar de novos loteamentos, obras a todo vapor nos bairros, empreendimentos sendo lançados ano a ano, a queda no valor do aluguel ainda é bem insignificante para o bolso do inquilino. Porém, a tendência é que comecem a sobrar imóveis fechados por mais tempo, tanto para venda como locação e, com esse acúmulo, haja maior possibilidade de se reavaliar, discutir novos valores, contornando um possível prejuízo ao proprietário que, investiu e não consegue locar ou vender, e ao interessado em comprar ou alugar, que já enfrenta obstáculos diversos até conseguir adquirir ou alugar um imóvel.