Jornal Atual
< Voltar

Tendência lança hambúrgueres gourmets com diferentes tipos de carnes

Publicada dia 20/06/2018 às 18:14:37

Mayrilaine Garcia

tendencia-lanca-hamburgueres-gourmets-com-diferentes-tipos-de-carnes


Famoso na cultura americana, o hambúrguer tem se revelado também uma grande paixão brasileira. E há alguns anos, entre vários países, os tradicionais lanches se modernizaram com a moda do hambúrguer gourmet ou também chamado de hambúrguer artesanal, que viraram apostas em lanchonetes e, principalmente, em food trucks. A tendência não tira o tradicional hambúrguer bovino dos cardápios, mas inclui temperos diferentes, combinações especiais, cortes requisitados, e, usam até mesmo as carnes brancas.

Para o churrasqueiro Genésio Junior, o diferencial, parte da preferência da carne. “Há vários tipos de carnes que podem ser usadas no hambúrguer gourmet, o melhor é que seja um pouco gordurosa, como a picanha e a alcatra. Mas também podem ser misturadas com outras mais magras, como o patinho e a maminha, que mesmo assim garantem o sabor. Além disso, para mim, a carne suína é uma das que rendem melhores hambúrgueres”, indica.

O tempero da carne é o ponto principal, e o churrasqueiro menciona que para casos profissionais há várias opções, inclusive, alguns são contidos como segredos do chef. Mas, para o preparo caseiro, não há muitos segredos. “O sal de cozinha já é mais que suficiente para o sabor, a quantidade fica a critério do cozinheiro. Mas além do tempero, é indicado adicionar um pouco de farinha para dar liga ao molde do hambúrguer”, explica.

Um dos últimos passos na preparação de um lanche, é a finalização no fogo, em que o hambúrguer pode ser grelhado ou assado, no fogão comum, na chapa ou na grelha. Para quem prefere um hambúrguer mais suculento e gorduroso, o preparo no fogão comum será agradável a este paladar. No entanto, o churrasqueiro conta que a sua preferência é a brasa. “Em um hambúrguer há aproximadamente 20% de gordura, então quando preparado no fogão tradicional ou na chapa, com óleo ou azeite, o resultado é um hambúrguer mais gorduroso, enquanto o preparo na brasa rende um hambúrguer mais sequinho e com um gostinho de churrasco”, relata.

Muitas pessoas têm o costume de preparar os hambúrgueres e congelar para assar ou grelhar depois, mas, para o Genésio Junior, o preparo e uso no mesmo dia faz a diferença. “Nós temperamos o hambúrguer antes de modelar, por isso é melhor usar no mesmo dia, pois a carne quando congelada perde o sulco, que é o responsável pelo sabor”, analisa.

Para finalizar o sanduíche os ingredientes para as composições, claro, dependem dos gostos individuais, que elegem até mesmo qual o melhor pão. “São diversas combinações de ingredientes que resultam em excelentes lanches. Os melhores pães são o tradicional de hambúrguer e o de batata. E, para completar, podem-se usar queijos de diversos tipos, saladas, e, para quem gosta, o bacon faz muita diferença no sabor final”, conclui.