Jornal Atual
< Voltar

Semana Umberto Magnani fomenta teatro na cidade

Publicada dia 25/04/2019 às 20:19:25

Divulgação

semana-umberto-magnani-fomenta-teatro-na-cidade


Na terceira edição, a Semana de Teatro Umberto Magnani deste ano acontece entre os dias 25 de abril e 1º de maio, no Palácio da Cultura e todas as atividades e espetáculos são gratuitos. O evento tem sacudido a cena cultural da cidade e terá a participação de grupos teatrais da cidade com cinco peças. Duas oficinas também estão sendo oferecidas.

O secretário municipal de cultura, Frednes de Oliveira Botelho, revelou estar satisfeito com o resultado e acredita que Umberto ficaria contente. “A semana vem cumprindo seu papel, pois o Umberto como grande ufanista de Santa Cruz gostaria de ver desta forma que está funcionando muito bem”, garante.

Frednes acredita que o aumento no número de oficinas de teatro e áudio visuais nos últimos anos tem contribuído para que os grupos de teatro da cidade montem peças e para que novos grupos surjam. Ele afirma que a cidade possui um cenário de teatro amador pujante. O secretário elencou outro ponto positivo da Semana como a participação da peça do projeto Fala Vila. “É uma alegria fazer esta conversa entre um projeto social e a linguagem do teatro. Além de aumentar a visibilidade do teatro por estar sendo visitado por outros públicos”, argumenta.

Frednes pondera ainda que, muito além da arte como produto final tem a questão da construção destes adolescentes. “Eles fazem pela vocação, não é uma coisa imposta. Os grupos de teatro trazem a vocação e isso é gratificante. Então, buscamos oferecer cursos de capacitação para que estes grupos mostrem seus olhares”, afirma.

O secretário acredita que uma Semana destas apenas com peças profissionais contratadas não teria o mesmo resultado. “O teatro profissional é um produto pronto e acabado, um produto de consumo. O interessante nesta semana é o protagonismo. É dar o suporte para aquela pessoa se apresentar em uma estrutura que talvez ela não teria. Todas as peças terão estrutura de luz e som profissional. Isso motiva. Além da expectativa de grande público. Claro que não está descartado uma peça profissional em futuras edições, mas o fomento aos grupos da cidade não pode faltar”, argumenta.

Apresentações

O teatro Fala Vila abrirá a Semana no dia 25. Com a narração de Big N e poema de Laura Andrade Garcia, a história da vila Divinéia é contada pela vida dos moradores através de poesia. Toda a construção da peça foi elaborada pelos próprios moradores que se descobriram atores e levam ao palco a emoção de estreia e engajamento comunitário.

A companhia Épica trará o espetáculo “A Noite das Mal Comidas/Dormidas” no dia 26. Hortência, Margarida e Dalva são três solteironas pudoradas, defensoras da moral e dos bons costumes, que vivem trancafiadas em casa e passam os dias falando mal da vida alheia. Mas um perigo que ronda colocará em prova suas convicções e trará à tona os fantasmas do passado.

A companhia Incenna apresenta a comédia “Programa do Badmilton: Fatos Reais {O Assassino Incompetente}”, no dia 27. O programa aborda e recria casos bizarros de crimes horríveis. Cinco jovens vão para uma chácara para curtirem o final de semana na natureza, mas logo descobrem que há um assassino no local tentando matá-los. Entre gritos histéricos e cenas cômicas, o assassino atrapalhado acaba sendo enganado pelos jovens e não matando ninguém.

No dia 28, a companhia Presença trará o drama “Solidões”, com texto adaptado da obra de Oswaldo Montenegro. Do desabafo de uma vogal a um papo cabeça com o melhor amigo imaginário. Histórias que se ligam e se encontram no maior medo da humanidade: a solidão.

Já a comédia “A Sacra Folia” será apresentada pela companhia Presença no dia 1º de maio. A peça traz o menino Jesus, Maria e José para dentro de um cortejo que percorre o Brasil, fugindo da decisão de Herodes em evitar a profecia do novo rei que nasceria. Dentro do sertão nordestino, a sagrada família tem a ajuda dos atrapalhados Matias Cão e João Teité, que têm a certeza de que o objetivo é chegar até Belém - no Pará. Desencontros que vão confirmar a máxima que afirma que “Deus é Brasileiro!”. Todos os espetáculos serão apresentados às 20h, no Palácio da Cultura.

Oficinas

As oficinas possuem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo (14) 3372-1227. No dia 29, às 19h, acontece a Oficina “Corpo-criador: caminhos para o desenvolvimento de um vocabulário próprio” por Rafaela Solé. É necessária experiência prévia em teatro ou dança. A oficina “O Despertar Cri’ativo” Acessando a Criatividade por Meio da Conscientização Corporal”, também por Rafaela Solé, acontece às 13h e é para iniciantes.