Jornal Atual
< Voltar

Quarentena cancela shows e aulas de músicos da região

Publicada dia 23/03/2020 às 16:02:25

Arquivo Pessoal

quarentena-cancela-shows-e-aulas-de-musicos-da-regiao

Marcos Pellegatti


A quarentena ocasionada pelo novo coronavírus causou o cancelamento de diversos shows e aulas de vários músicos da nossa região, em tempos como este é necessário se reinventar e começar usar a internet a favor de todos.

Thiago Salomão, músico há mais de 20 anos e há seis atua profissionalmente em nossa região, disse ao Atual que este é um momento de muita expectativa de que isso termine o mais rápido possível. “A maior apreensão do musico hoje em dia é quanto tempo isso vai durar”, conta. O músico teve apresentações canceladas, mas disse que entende e que o momento é de seguir as recomendações das autoridades de saúde.

“Nós vamos tomar um prejuízo assim como a grande parte da sociedade que trabalha de forma autônoma. Nem todos os músicos são simplesmente trabalhadores informais, eu, por exemplo, contribuo como qualquer trabalhador CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), eu tenho uma MEI (Micro Empresa Individual), eu pago uma contribuição mensal pra poder ter um respaldo do governo e espero que o governo dê esse respaldo aos que contribuem”, explica Thiago.

Aulas de música também vêm sendo afetadas, o educador musical e músico, Bruno Bueno Machado, conta que está buscando alternativas para manter seus alunos ocupados, e quando essa situação passar eles não terem se esquecido do conteúdo já estudado. “Eu montei um grupo pra começar a passar o conteúdo online, a galera que já faz aula ganharia como bônus uma aula extra, em que eu passo um vídeo fazendo explicação pra eles e uma partitura com o conteúdo, eles treinam durante uma semana em casa e depois de uma semana eles gravam um vídeo com o conteúdo estudado pra eu corrigir e passar mais conteúdo”, ressalta Bruno.

Thiago também tem usado a internet para complementar a renda nessa quarentena, isso porque ele está dando aulas de inglês online. “Sou professor de inglês, então agora nesse momento eu estou dando algumas aulas online via Skype, mas não é a mesma coisa”, conta Salomão.

Pensando no público que está em casa nesse momento foi lançado no Instagram o ‘Festival Música em Casa’, que iniciou nesta sexta-feira, 20, e vai até o próximo dia 29 de março. Todos os dias o festival trará cinco apresentações de artistas atuantes no cenário nacional.