Jornal Atual
< Voltar

Projeto social aproveita materiais descartados

Publicada dia 13/09/2019 às 16:40:54

Thaís Balielo

projeto-social-aproveita-materiais-descartados


A Special Dog, em parceria com o Sesi, está lançando o projeto Arte Circular. A analista de responsabilidade social do Centro de Pesquisa e Design do Sesi, Caroline de Menezes Cabral, esteve esta semana no Centro Cultural Special Dog para apresentar aos alunos de artesanato o projeto que aproveita materiais de descarte da empresa para fabricar novos produtos destinados ao mercado pet. “A ideia central do projeto é a sustentabilidade, tanto pelo produto que terá o reaproveitamento e irá entrar na economia circular, respeitando o meio ambiente, tanto pelo grupo que irá receber esses materiais e gerar renda. Existe um tripé que é a economia, o ambiente e o social, que sustenta o projeto”, afirma.

Desde maio de 2019, 30 mulheres da comunidade de Santa Cruz têm participado de capacitação e oficinas para geração de renda para as suas famílias. Além das competências em costura, o empreendedorismo, trabalho em equipe e postura profissional estão entre os temas de sua capacitação. Essas alunas conheceram os produtos criados pelo Sesi na terça-feira, 3. Agora, elas irão, ao longo de um ano, aprender a fazer e vender as peças.

As alunas irão criar a partir de resíduos da Special Dog, como uniformes, recipientes e mochilas, que seriam descartados, mas que serão transformados em novos produtos.

“A empresa tem a ideia de gerar demanda e oportunidades de vendas para esses alunos. Eventos da Special Dog vão promover a venda. Além de a própria empresa poder adquirir parte da produção para utilizar como brindes corporativos. É uma das poucas empresas com este tipo de projeto que realmente está preocupada em gerar demanda para que o aluno consiga gerar renda através do que está aprendendo nos cursos”, aponta Caroline.

Os produtos pensados pela equipe do Sesi e que farão parte do projeto variam entre roupas para cães, brinquedos para gatos, uma cabana para pet, facilidades para viagens, entre outros itens. Os alunos e familiares presentes ficaram encantados com os produtos.