Jornal Atual
< Voltar

Nossa Senhora Aparecida é unanimidade entre católicos

Publicada dia 14/10/2019 às 10:46:14

Thaís Balielo

nossa-senhora-aparecida-e-unanimidade-entre-catolicos


No dia 12 de Outubro é comemorado o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O frei Bruno Moreira acredita que ela seja uma unanimidade entre os católicos. “A pessoa pode ter algum santo de devoção, mas em toda casa de um católico você vai encontrar alguma coisa da Nossa Senhora Aparecida”, afirma. O frei está em Santa Cruz há quase três anos no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Ele veio de Goiás, terra do Divino Pai Eterno.

O frei explica que Nossa Senhora é uma só, a Virgem Maria, mãe de Jesus. “Ao longo da história a Nossa Senhora se manifestou em várias situações pelo mundo e essas manifestações geraram os nomes como Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida. Todas as aparições de Maria estão relacionadas a um contexto da sociedade da época. Ela sempre aparece para trazer a paz”, afirma.

Segundo os relatos, a aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717. Ela é achada no rio Paraíba do Sul por três pescadores: Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso. Eles queriam achar peixe para oferecer a um conde que estava de passagem em Guaratinguetá, mas não era época de pesca.

A história conta que eles rezaram para Virgem Maria antes de jogar a rede que voltou com o corpo da imagem da santa. Ao lançar novamente a rede, pegaram a cabeça. Após encontrar a imagem começaram a surgir os peixes, eram tantos que tiveram que retornar ao porto, pois não cabia mais na embarcação.

A história foi se espalhando e a devoção crescendo, até surgir a basílica e toda aquela estrutura que vemos hoje em Aparecida. “Nossa Senhora vem trazer esta história de salvação, de fé, de amor a todos os brasileiros. Por isso que você vê o santuário nesta época lotado. Pessoas que recorrem a ela em busca de uma graça. Nós seres humanos encontramos as nossas limitações e finitudes e recorremos ao sobrenatural, a essa mãe”, argumenta.

Frei Bruno lembra que Nossa Senhora não é Deus. “Ela foi mulher, mãe, profeta, rainha e foi elevada a santidade. Porém, ela não faz milagre, ela intercede por nós a Deus. Ela é uma ponte entre nós e Deus. A importância de Nossa Senhora na fé do povo brasileiro é curar as feridas de um povo que muitas vezes anda calejado pela sociedade e Nossa Senhora é esse remédio eficaz, que modifica a vida de cada um”, acredita.

Na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Santa Cruz, toda a semana houve programação especial em homenagem ao dia 12. Padres de diversas localidades rezaram missas na igreja.