Jornal Atual
< Voltar

Folia de Reis ainda é tradição na área rural de Santa Cruz

Publicada dia 06/01/2020 às 10:20:52

Thaís Balielo

folia-de-reis-ainda-e-tradicao-na-area-rural-de-santa-cruz


A Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva tradicional do Brasil. Na área rural de Santa Cruz do Rio Pardo a tradição é mantida. Os foliões e cantadores passam nas casas arrecadando prendas e, no dia da festa, além dos rituais e celebrações religiosas, há uma grande refeição para celebrar a união da comunidade. 

As festas em Santa Cruz acontecem na área de Caporanga, bairro Três Ilhas, Água da Divisa e Onça. Durante o período que antecede as festas de janeiro e fevereiro, acontece a peregrinação de grupos da Folia de Reis que representa a caminhada que os Três Reis Magos fizeram para chegar à manjedoura, após o nascimento de Jesus Cristo. Nesta peregrinação há muita cantoria e os donos das casas visitadas pelos grupos festeiros costumam fazer doações de prendas para serem utilizadas no almoço ou jantar no dia da festa.

Um dos organizadores da festa do bairro Água da Divisa, Lúcio Darroz, 76, explicou que as pessoas ajudam muito. A festa de 2019 contou com cerca de 3 mil pessoas, sendo 1.400 quilos de carne servidos. “Onde passa cantando a pessoa doa de bom coração, mas a festa é aberta. Pode ir todo mundo, quem doa e quem não doa. O Santo Reis aceita todo mundo”, afirma.

A festa da Água da Divisa de 2020 será dia 15 de fevereiro. Começa às 15 horas com uma missa, depois há o levantamento do mastro e a janta segue até meia-noite. O grupo que faz a peregrinação com a cantoria e arrecadação de doações é de aproximadamente 15 pessoas.

A festa que representa Caporanga este ano será feita em uma propriedade rural pertencente ao município de Espírito Santo do Turvo no dia 5 de janeiro. Milton de Lima explicou que a festa atraiu mais de 2 mil pessoas este ano.

Clélio Antônio Andrade foi festeiro por sete anos e agora toma conta da organização da festa da Onça. Em 2019 a festa atraiu cerca de 2 mil pessoas e expectativa é que o número se repita no próximo dia 25 de janeiro.

Este ano será a primeira vez que a festa não acontece no bairro Três Ilhas.