Jornal Atual
< Voltar

Flisc levou duas mil pessoas por dia ao Colégio Camões

Publicada dia 11/10/2018 às 11:55:25

Thaís Balielo

flisc-levou-duas-mil-pessoas-por-dia-ao-colegio-camoes


A Feira do Livro de Santa Cruz, promovida pelo Colégio Camões, pode ser considerada o maior evento cultural da região. Foram quatro dias de Feira e atraiu um público de aproximadamente duas mil pessoas por dia. O cantor Carlinhos Brown foi a atração mais concorrida na sexta-feira, 28, quando participou de um debate sobre direitos humanos.

O evento ainda contou com diversas salas temáticas, oficinas de circo, musicais, de grafite, de pintura, videoconferência com o escritor estadunidense Dave Boling, debates com escritores santa-cruzenses, lançamento de livros, contação de histórias, além do encerramento com a banda Terra Celta.

Carlinhos Brown debateu sobre intolerância política, sexual e religiosa juntamente dos professores Alexandre Paulino, Eli Tavano e Layss Pinheiro. Muito humilde, o músico interagiu com o público durante as apresentações do Coral Infantil do Centro Cultural Special Dog e da “roda de capoeira” da ONG Acogelc. Ele se sentou em meio ao público para assistir as apresentações e aproveitou para tirar “selfies”. Carlinhos ainda se apresentou juntos dos músicos Débora Catalano, Diego Catalano e Wesley Paixão ao final do evento e fez a alegria dos fãs presentes.

A Feira 

A abertura oficial da 7ª Flisc ocorreu na terça-feira, 25, com a apresentação do coral do Centro Cultural Special Dog e um coquetel. O evento acontece em parceria com empresas da região e o Governo Federal, através da Lei Rouanet.

Na quarta-feira, 26, aconteceu a palestra sobre literatura da escritora carioca Renata Pacheco Ventura. Ela é autora de vários livros que são conhecidos como “Harry Potter à brasileira”, cujo personagem principal é um menino morador da favela que, um dia, descobre que é um bruxo.
As oficinas promovidas pela Flisc foram variadas e passaram por circo, mangá, teatros de animação, percussão corporal, conversas literárias e grafite. A oficina de gravite foi comandada por Alexandre Beraldo, 39, que pratica a arte desde a infância. Ele já havia vindo para Santa Cruz comandar o projeto de grafite no Cras Betinha e na Divinéia e ficou com o convite para participar da Feira.

Durante o evento ainda houve debates com escritores de Santa Cruz do Rio Pardo, como Nath Camilo e Laura Caroline. A professora Neusa Fleury Moraes fez o lançamento do livro “Me Voy me Vengo” durante o evento. A youtuber santa-cruzense e ex-aluna do colégio, Denise Cardoso Almeida, falou com jovens sobre sua síndrome que é tema de seu canal Mielando e tirou dúvidas sobre como surgiu a ideia do canal e como funciona para mantê-lo.