Jornal Atual
< Voltar

Festival Sertanejo deu espaço para cantores locais

Publicada dia 26/04/2019 às 09:39:41

Divulgação

festival-sertanejo-deu-espaco-para-cantores-locais


A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo pode ter acertado na realização do 1º Festival Sertanejo, o evento, segundo o órgão, atraiu sete mil pessoas ao Recinto José Rosso, mas sofreu devido às chuvas da noite de sábado, 13 de abril. Além disso, para os presentes, a quantidade de food trucks não foi suficiente para saciar todo mundo.

Para além de uma análise de organização, o evento atingiu o seu objetivo, conseguiu dar voz e espaço para cantores locais. Ao palco subiram as bandas Renato Cruz e Vinícius, Jovino e Jovane, Pedro e Yuri, Martins Carreiro e Paulistinha e José Donizete e Morguetinho, todas formadas por santa-cruzenses.

O evento foi uma comemoração à semana Zilo e Zalo, uma data instituída obrigatoriamente por lei municipal apresentada pelo vereador Murilo Sala (SD). O objetivo é homenagear a dupla sertaneja dos irmãos que nasceram no bairro rural do Ribeirão dos Cubas, na região do distrito de Caporanga.

Aníbio Pereira de Souza, o Zilo, e Belizário Pereira de Souza, o Zalo, começaram a tocar as primeiras “modas de viola” ainda crianças, com 11 e 9 anos de idade, respectivamente. Animavam festas e quermesses paroquiais no distrito de Caporanga, onde ajudavam os pais na lavoura. Ao longo da carreira, gravaram mais de 300 músicas.

Zilo morreu em janeiro de 2002. O irmão Zalo ainda reviveu os antigos sucessos da dupla com o filho Renato. No entanto, morreu em 2012, vítima de Chagas. Nenhum deles está sepultado em Santa Cruz do Rio Pardo.

O Festival que arrecadou 1.223 quilos de alimentos que serão doados para entidades, foi finalizado com a apresentação de Bruna Viola, uma jovem cuiabana, nascida em 1993 e que aos 11 anos de idade, quando já ouvia os ídolos na música caipira Tião Carreiro e Inezita Barroso, empunhou a viola caipira, que hoje traz como sobrenome artístico.

Com jeito de moleca, Bruna Viola transporta para o palco sua vivência no universo rural em que foi criada, montando e laçando cavalos e ouvindo muita música caipira. Vem de lá o termo carinhoso com que a jovem estrela chama seus fãs: “brutaiada”. “Bruto é a pessoa que gosta da vida no campo e que não tem frescuras”, explica com sedutora naturalidade, que também atrai outros públicos. “Os fãs do sertanejo universitário estão cada vez mais se voltando para a música raiz também!”

Segundo a Polícia Militar, que realizou o patrulhamento externo do local, o evento não registrou nenhuma ocorrência.