Jornal Atual
< Voltar

Festival de Música atraiu concorrentes de diversos locais

Publicada dia 20/10/2018 às 12:52:15

Fernanda Botelho

festival-de-musica-atraiu-concorrentes-de-diversos-locais


Hoje, 20, acontece a apresentação musical dos dez vencedores do 8º Festival de Música de Santa Cruz do Rio Pardo (Femusan). O evento ocorre no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto, e está previsto para começar a partir das 20h. Após a apresentação dos vencedores, acontecerá o show de encerramento com os músicos e compositores Celso e Pedro Viáfora (Vocalista da banda “5 a Seco”).

Este será o primeiro ano neste formato de premiação. A Secretaria de Cultura recebeu as músicas concorrentes e cinco jurados escolheram as 10 melhores através da somatória de pontos dos quesitos harmonia, afinação, letra e outros. Todos os 10 selecionados se apresentam hoje e receberão o prêmio de mil reais cada um. Nos anos anteriores os concorrentes se apresentavam e eram escolhidos alguns para receber prêmios.

O diretor de Cultura Luciano Pimentel explicou que a escolha pela mudança no formato se deu por dois motivos. O primeiro é evitar o clima de rivalidade durante as apresentações. “Todos que estarão se apresentando já são vencedores”, lembra. O segundo motivo foi poder aumentar o número de ganhadores. “Nos outros anos vimos muita música boa sair sem prêmio e por isso resolvemos aumentar o número de premiados. Para o próximo ano poderá ser maior ainda”, diz

Este ano foram 64 músicas inscritas com a participação de pessoas da região como de Ipaussu, Ourinhos, Bauru, Piraju, Marília e de cidades distantes como Belo Horizonte (MG) e Porto Belo (SC).

O diretor de Cultura relatou que os estilos foram muito variados. “Teve a galera do rap de Santa Cruz que apresentam um rap moderno que envolve um pouco de samba, ao estilo Marcelo D2. As canções de MPB foram as que mais apareceram, mas teve rock, pop rock, muito forró e baião, muita coisa de raiz brasileira. Fiquei muito feliz com a variedade e qualidade das músicas”, afirma.

O músico santa-cruzense Elias Chalup ficou em terceiro lugar com seu quarteto em 2017 e o prêmio incentivou os amigos que formaram um grupo de rap com sete integrantes para concorrer este ano. Eles foram premiados com duas músicas na lista dos vencedores. “Acho legal ter mudado o formato, porque isso de música ser competição e apresentar com os jurados olhando é muito mais tenso”, acredita.

Jorge do Mundo, da cidade de Ourinhos, também teve prêmio em 2017 e está entre as canções vencedoras deste ano. “Ano passado era naquele formato competição, enquanto este ano mudou para festival mesmo. Particularmente prefiro assim. Sinto-me muito honrado em poder participar novamente”, diz.

Confira as canções vencedoras:

1) Junho de Todos os Santos - Zebeto Corrêa (Belo Horizonte/MG)

2) Terra Santa - Zebeto Corrêa (Belo Horizonte/MG)

3) Andaluz - Bruno Kohl (Porto Belo/SC) e André Fernandes (São José do Rio Preto/SP)

4) Árvores - João Augusto Machado Suzuki (Marília/SP)

5) Pedalada - Jorge do Mundo (Ourinhos/SP)

6) Samba - Good Guys Gang (Santa Cruz do Rio Pardo/SP)

7) Resumo Semanal - Jorge do Mundo (Ourinhos/SP)

8) Atrás do Balcão - Toninho Breves e Marinho Pereira (Ourinhos/SP)

9) Fotografia (Bucólica Vida de um Velho de Bar) - Carlos Eduardo Gonçalves (Santa Cruz do Rio Pardo/SP)

10) Good Guys Gang - Good Guys Gang (Santa Cruz do Rio Pardo/SP)