Jornal Atual
< Voltar

Feriado de Corpus Christi decora ruas de Santa Cruz

Publicada dia 22/06/2019 às 13:24:14

Bruno de Marchi

feriado-de-corpus-christi-decora-ruas-de-santa-cruz


Em latim, Corpus Christi significa "Corpo de Cristo", e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebrou na quinta-feira, 20. A data não é fixa, mas é sempre logo após o domingo na Santíssima Trindade, que neste ano foi comemorado no último dia 16 de junho.

Até o século XIII, a festa não existia. Foi quando, em Liége, na Bélgica, uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon, teve visões em que Jesus pedia uma festa em honra do Sacramento da Eucaristia.

A freira contou ao padre da Paróquia onde morava e ele providenciou a celebração. A festa logo cresceu, o bispo da região ficou sabendo e Corpus Christi começou a ser celebrado em toda a Bélgica.

Quando a história chegou aos ouvidos do Papa Urbano IV, a festa acabou instituída por meio de um decreto assinado no dia 11 de agosto de 1264, a instituição da festa. Mas foi só no século XIV, com o Papa Clemente V, que celebração ganhou caráter universal.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, só a Igreja São Benedito reuniu aproximadamente 1.100 pessoas. A procissão da igreja passou pela Rua Floriano Peixoto, Avenida Batista Botelho, Rua Cônego Joaquim e na praça da paróquia. O trajeto parou em três residências para celebrar orações.

Os tapetes foram feitos de doações de cobertores, roupas, alimentos, produtos de higiene pessoal, desenhos das crianças da catequese e ainda tapetes de pano da época do Padre Esdras, que atuou em Santa Cruz.

Só em produtos de higiene foram arrecadados 90 kits, cada um com 3 sabonetes e 2 pastas de dente que serão doados para famílias carentes.

Ainda no município aconteceram procissões nas paróquias Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida. As paróquias São Sebastião, São José e Nossa Senhora de Fátima se uniram para realizar uma procissão única. Houve ainda missas e procissões nas capelas dos distritos de Caporanga e Sodrélia.