Jornal Atual
< Voltar

Feira do Livro terá mesa de debate com Carlinhos Brown

Publicada dia 13/09/2018 às 17:12:27

Thaís Balielo

feira-do-livro-tera-mesa-de-debate-com-carlinhos-brown


Entre os dias 25 e 29 de setembro acontece a 7ª Feira do Livro de Santa Cruz do Rio Pardo, FLISC. O evento é promovido pelo Colégio Camões com recursos da Lei Rouanet e tem parceria da comunidade. Este ano uma das atrações que chama a atenção será a presença de Carlinhos Brown em uma mesa de debate. O evento contará ainda com oficinas fixas, um circo com diversas apresentações, palestras, salas temáticas, apresentações musicais, vivências, contação de histórias e apresentação da Banda Terra Celta.

Este ano a Feira irá homenagear o artista plástico Gustav Klimt e o poeta Olavo Bilac. Este ano é aniversário de 100 anos da morte dos dois artistas. Para Klimt terá uma sala com exibição em vídeo, com instalação, linha do tempo e dois alunos caracterizados recebendo os visitantes. Para Olavo Bilac, serão distribuídas mensagens de sua autoria por toda a feira, além de uma palestra sobre o autor.

A diretora do Colégio Camões, Cidinha Guimarães, afirmou que neste tipo de evento o objetivo é dar oportunidade para a comunidade usufruir. O professor de artes Alexandre Roberto Paulino irá mediar o bate-papo entre Carlinhos Brown, Diva Guimarães e Professor Eli Fernando Tavano. “É uma pessoa midiática que atrai público para um evento que não pretende se prender só a leitura, mas a cultura em geral”, comenta sobre a vinda do músico.

Brown irá participar no dia 28 do bate-papo “Direitos humanos em pauta: em busca de uma ressignificação do conceito”. Alexandre relata que tem avisado não se tratar de show e, mesmo assim, o interesse não tem diminuído.

Durante a roda de conversa haverá duas intervenções. Uma apresentação da roda de capoeira Acogelc - Projeto somos todos África e o coral infantil do Centro Cultural Special Dog cantando Favo de Mel de Carlinhos Brown. Serão 500 vagas para assistir a mesa de debates e o colégio estuda colocar um telão caso a procura seja maior que este número de vagas.

A professora de Língua Portuguesa Layss Pinheiro lembra que o colégio nasceu com a ideia da escola além dos seus muros. “Estar em contato com a comunidade, fazer com que a cultura floresça. Estamos sempre pensando na Feira do Livro. O evento é uma construção ao longo dos anos”, afirma.

Ainda no dia 28, haverá show com a banda Terra Celta na quadra da avenida Coronel Clementino Gonçalves (ao lado da pista de skate). Terra Celta é uma banda brasileira de folk rock, fundada em 2005. O grupo faz música irlandesa e celta com letras em português (inicialmente em inglês), geralmente humorísticas, e costuma subir ao palco vestido à caráter, ou seja, com trajes típicos celtas.