Jornal Atual
< Voltar

Falar com voz de bebê para cães pode melhorar relação

Publicada dia 06/01/2020 às 13:48:11

Thaís Balielo

falar-com-voz-de-bebe-para-caes-pode-melhorar-relacao


Falar com seu cão com aquela voz infantilizada como se estivesse falando com bebê pode ser apenas uma forma de carinho, mas também pode facilitar a compreensão. Um artigo científico publicado recentemente revelou que os mascotes prestam mais atenção e gostam mais quando os seres humanos falam com a linguagem simplificada e a voz mais aguda que as mães costumam usar para se dirigir aos seus filhos nos primeiros anos de vida.

O veterinário Kaio Sérgio da Venda argumenta que a voz aguda chama mais atenção do cão, pois ele é mais sensível a esse som. “Na verdade não tem nada que comprove que o raciocínio dele muda conforme a voz que fala, mas realmente ele responde melhor ao agudo. A pesquisa não é conclusiva, são hipóteses”, pondera.

Kaio esclareceu que pesquisas já comprovaram que a criança compreende melhor quando se fala com a voz infantilizada, mas no caso dos cães não é possível comprovar. “Em crianças é totalmente comprovado, pois os testes verificam o estímulo na massa cinzenta. Como o cachorro tem o cérebro mais primitivo, não tem a massa cinzenta para raciocínio, então fica totalmente inconclusivo os testes”, diz.

Independente dos cães entenderem melhor com a voz infantilizada, os cuidadores garantem que a voz diferente traz mais carinho e estreita os laços com seus pets. A produtora de eventos, Tammy Fernandes do Prado e Melo, 37, contou que sempre teve cachorro e sempre falou como bebezinho. “Não sei falar com os cães de outra forma. Entendo que o cachorro enxerga a gente como um pai e uma mãe, e ele quer ser tratado como filho. Com a voz infantilizada ele se sente mais querido, mais amado, ele percebe que tem um afeto maior”, acredita.

Tammy conta que chegou a “roubar” a preferência do cão de seu marido por falar com a voz de criança. “O cão era do Adriano Melo e quando nos casamos e passamos a morar todos na mesma casa, o cachorro começou a preferir falar comigo. Eu converso com ele e ele responde resmungando. Parece que está conversando mesmo. Agora ele só pede para eu abrir o portão ou dar ração, não pede mais para o Adriano”, conta.

A produtora afirma que o cachorro muda quando o dono dá essa atenção a mais de falar com a voz infantil. “Ele fica mais calmo, obedece mais, não fica tão ansioso, agressivo”, garante.

A comerciante Fátima Bevilacqua sempre teve cães e garante que se conversar com voz normal eles não respondem. “Quando muda o tom de voz eles atendem na hora. Nunca falei com cachorro de outra forma que não fosse dessa forma infantil. Sempre tive muitos cães, acolho cães da rua e sempre falo assim”, diz.