Jornal Atual
< Voltar

Documentário apresenta história e relatos da Bom Jardim

Publicada dia 28/08/2019 às 12:45:42

Renan Alves

documentario-apresenta-historia-e-relatos-da-bom-jardim


O documentário “Fala Vila Bom Jardim” foi lançado, na noite de quinta-feira, 22, no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto com a presença de moradores e familiares da Vila Bom Jardim e até autoridades de Santa Cruz do Rio Pardo como o prefeito Otacílio Parras Assis (PSB).

A produção e direção do filme foram realizadas pela coordenadora do Cras Betinha, Antiella Carrijo Ramos. O documentário começou a ser produzido em fevereiro e desde então, foram realizados diversas reuniões, conversas e gravações com os moradores da antiga Vila do Esqueleto, como era chamada a Bom Jardim antes do desfavelamento.

O filme conta relatos da evolução da vila e também histórias de vida, como a do antigo líder do bairro, Aílton dos Santos, que lutou pelo desfavelamento do local e morreu assassinado 20 dias depois de mudar-se para sua nova casa, já que foi o último a abandonar a antiga Vila do Esqueleto. “Na contagem de famílias nos esquecemos de um casal de idosos, Aílton decidiu dar sua casa para eles e esperar uma nova ficar pronta”, relembra uma moradora.

A filha de Aílton, Lidiane Reis, e o sobrinho, César Paulino Paiva, estiveram presentes no evento, leram uma carta em homenagem ao pai e se emocionaram muito. “Ele é um homem muito bem reconhecido, foi um pai maravilho. Ele me mostrou como conquistar meus sonhos e correr atrás”, relembra a filha. “Se ele estivesse vivo, a vila estaria muito melhor e ativa”, disse o sobrinho.

Para a idealizadora Antiella, o processo de gravação foi emocionante. “Ver a riqueza das histórias e dos detalhes me tocou profundamente. Desde o lançamento do ‘Fala Vila Divinéia’ nós olhávamos para a Bom Jardim como próximo passo. Este ano tivemos apoio e deu certo”, relata.