Jornal Atual
< Voltar

Comunidade se une para realizar festa diferente em escola

Publicada dia 21/12/2018 às 12:28:58

Thaís Balielo

comunidade-se-une-para-realizar-festa-diferente-em-escola


A escola Frei José Maria Lorenzeti, no Parque das Nações, teve uma festa de encerramento do ano bem diferente no último sábado, 8. A escola atende 359 alunos entre 4 e 14 anos de uma comunidade carente e este ano os professores se uniram e contrataram uma coreógrafa para preparar uma apresentação de dança temática na escola. O evento ganhou o nome de “Baú de Histórias”.

A união não foi só dos professores, pois funcionários e pais de alunos ajudaram nos preparativos das roupas e cenários da festa. As apresentações trabalharam os clássicos contos infantis.

A coordenadora pedagógica Joseles de Cássia Andrade Scatamburlo relatou que em 2017 foi iniciado um projeto de leitura, para incentivar o hábito dentro da sala de aula e em casa com a família. “Este ano passamos a trabalhar com a indicação literária, com livros diversos. Como tínhamos que fazer uma apresentação de final de ano na escola, resolvemos unir a leitura dos clássicos com a dança”, diz.

Os alunos dançaram temas como Cinderela, Branca de Neve, Aladin, Chapeuzinho Vermelho, entre outros. “O ano todo é incentivado a leitura, mas para a dança escolhemos estes temas. A ideia foi fazer uma festa bem bonita para que os pais e alunos vejam que aqui também é possível, e que sintam orgulho e valorizem mais a escola”, argumenta.

A coordenadora revelou que as professoras ajudaram a montar os figurinos, os funcionários ajudaram com a decoração e pais e avós de alunos ajudaram costurando algumas roupas. “A escola toda foi envolvida. Realmente foi um evento bem diferente. Primeira vez que fazemos um encerramento com danças temáticas desta forma”, relata.

A diretora Rosana Cláudia Genito Garcia Simão revelou que a escolha do tema dos clássicos foi feita através de votação entre os alunos. “Resolvemos chamar esta professora de dança que já faz este trabalho em outras escolas. Foi feito uma vaquinha entre os professores para pagar a coreógrafa. Aqui se trata de um bairro bem carente, se fosse em outro local até os pais comprariam a roupa, teria uma outra participação. O envolvimento está sendo um ajudando o outro”, diz.

A vice-diretora Cilene Damasceno de Freitas Almeida comenta que a intenção em chamar uma coreografa para fazer um trabalho diferenciado foi também melhorar a autoestima da comunidade. Funcionárias e professoras também se caracterizaram e participaram da festa. “Conseguimos resgatar a família de muitas crianças para participar do projeto. Quando os pais se envolvem na escola o aluno rende mais”, pondera.

A coreógrafa Lia Cristina de Souza Brenhe, 42, revelou que foi muito gratificante trabalhar com as crianças e adolescentes da escola Frei. “Superou as minhas expectativas. Com certeza os alunos ficaram orgulhosos de participar. Gostaria de fazer mais coisa, mas por conta de algumas limitações não deu para fazer uma dança tão intensa. Trabalhei um pouco mais de encenação para preencher. Eles tiveram dificuldade em aprender por nunca terem feito. Falta de costume, e não me conheciam também, isso faz com que seja mais difícil”, revela.

A professora Eliana Elias disse que a realização do projeto superou todas as expectativas e envolveu toda a escola e pais que se empenharam para o sucesso do evento. “O resultado final foi gratificante, pois proporcionou a valorização e reconhecimento dos pais em relação ao trabalho realizado pela escola. Alguns pais me relataram que estavam revivendo a infância através dos contos de fadas, além da alegria de presenciarem os filhos desenvolvendo a criatividade e imaginação, e ao mesmo tempo elevando a autoestima”, diz.

A mãe Priscila Ferreira da Silva, ficou muito orgulhosa da filha Ana Beatriz, 9. “Eu amei todas as apresentações, foi tudo lindo. Adorei ver o quanto minha filha ficou feliz em se apresentar”, conta.

Além da professora Eliana, participaram da realização do projeto as professoras Ana Madalena Biel Lemos, Joseane de Cássia Singolani, Eliane Regina Silva Pivetta, Renata Maria Amâncio, Gabriela Cristina da Silva Menegazzo, Vanessa Ferreira Giacon, Karina Biazoti Azanha, Maria Aparecida Alexandre Azevedo, Helaine de Fátima Pereira Cardoso, Maria do Carmo Crozatti Gazzola e Maria Antônia Gazzola.