Jornal Atual
< Voltar

Clínica realizará 1º Cine Integrar para pacientes com autismo

Publicada dia 27/06/2018 às 12:59:38

Arquivo Pessoal

clinica-realizara-1-cine-integrar-para-pacientes-com-autismo


Com intuito de conscientizar a população sobre o autismo e a importância da integração social de pacientes autistas, a Clínica Integrar vai realizar, no próximo sábado, 30, o “Cine Integrar”, que, segundo a fonoaudióloga da equipe, Jocy Doná, trata-se de um projeto com a proposta de realizar sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais. “A Aletéia Rodrigues, fisioterapeuta da clínica, sugeriu que tivéssemos um momento de diversão e lazer com nossos pacientes e seus familiares considerando, que muitas vezes, em função dessas crianças apresentarem alterações sensoriais, os convívios sociais ficam restritos, pois são poucas as opções adaptadas a essas necessidades”, explica.

O Cine Integrar, segundo a fonoaudióloga, preparou todos os detalhes para proporcionar o melhor conforto e comodidade para os participantes. “Previamente ao evento, os pais passarão por um treinamento de uso do kit de pistas visuais, que serão disponibilizados a todos nas retiradas dos ingressos, que se baseia no PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) contendo cinco figuras que ajudarão na rotina do evento, com os pacientes não verbais ou com comunicação insuficiente. Além disso, em todo o momento, a sala de cinema ficará com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar e dançar à vontade”, revela.

Ela ainda acrescenta que, para o auxílio, a equipe de organizadores estará presente durante toda a sessão. “Os profissionais da clínica, estarão acompanhando e orientando às famílias e as crianças nas adaptações do ambiente e orientando os pais sobre como lidar com as dificuldades da criança ao novo ambiente”, garante.

Em especial, Jocy afirma também que o filme a ser exibido foi pensado de acordo com a proposta. “A escolha do ‘O bom dinossauro’, justifica-se, de maneira geral, que o tema e o personagem dinossauro é atrativo para crianças com autismo”, fundamenta.

Para a fonoaudióloga, a realização deste evento pode servir como inspiração a outras formas de inclusão na sociedade. “Acreditamos que servirá como exemplo para que outras ações aconteçam em benefício desses pacientes ao mostrar que, com um pouco de cuidado e muito amor, é possível convivermos e termos uma vida de qualidade”, declara.

O evento é aberto a todo o público, e, será realizado no dia 30, no Palácio da Cultura, em Santa Cruz, a partir das 15h30. Os ingressos devem ser retirados na Clínica Integrar, com a colaboração de um alimento não perecível.