Jornal Atual
< Voltar

Catalano: Comemoração de 70 anos no rádio será em grande estilo

Publicada dia 24/10/2018 às 13:28:26

Thaís Balielo

catalano-comemoracao-de-70-anos-no-radio-sera-em-grande-estilo


José Eduardo Catalano pode ser considerado uma celebridade de Santa Cruz do Rio Pardo. Há 70 anos como locutor da rádio Difusora já esteve à frente de diversos programas e possui muita história para contar. No mês de outubro ele completa 70 anos trabalhando no rádio e receberá uma homenagem na Câmara Municipal.

No dia 29 de outubro acontece a abertura da exposição sobre os 70 anos de sua carreira. O evento é da Secretaria de Cultura em parceria com a Câmara e a rádio Difusora. A abertura contará com a apresentação do Coral da Special Dog. O grupo de 70 vozes estarão no auditório e irão apresentar uma dramatização da história do rádio.

Eles irão representar um estúdio e um programa de rádio como era na época da fundação da rádio Difusora. Haverá um locutor apresentando o programa, tocando músicas brasileiras, intercaladas com propagandas que havia na época. O grupo conseguiu material gravado na rádio nacional do Rio de Janeiro com propagandas da época.

Após a apresentação todos serão convidados a conhecerem a exposição. Catalano explicou que haverá microfones que usava na época, fotografias dos programas da rádio, das coberturas, dos eventos da época, e as homenagens recebidas por José Eduardo durante toda a carreira.

A exposição irá permanecer na Câmara até o dia 15 de novembro quando irá para o Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto. O evento é aberto a toda população, mas também haverá visitas agendadas com escolas e a presença do ilustre radialista para um bate papo com os estudantes.

História

O início de sua carreira no rádio se mistura a história da emissora santa-cruzense. Catalano participou de um concurso de locutores da cidade ficando em primeiro lugar. A rádio Difusora estava ainda em fase de montagem e os donos resolveram contratar Catalano como o primeiro locutor. De lá para cá ele participou de programas como Rádio Clube Mirim, Cancioneiros, Programa do Estudante, apresentou programas de auditório, fez coberturas de eventos esportivos, políticos e religiosos. O programa que apresenta até hoje “Loteria Musical” inicialmente era “Telefone é quem manda”, mas quando foi criada a Loteria Esportiva surgiu a ideia do programa no novo formato com perguntas e prêmios para os ouvintes.

Catalano revelou que participou de uma seleção para trabalhar no jornal Repórter Esso da TV Tupi e que ficou entre os três finalistas que tinham direito ao contrato de trabalho. Ele acabou não aceitando o emprego, pois o contrato exigia exclusividade. “Havia acabado de casar e precisaria ficar longe de casa e abandonar a rádio Difusora, então resolvi não aceitar”, conta.

O radialista já chegou a ser cogitado para entrar no Guiness Book como o radialista com mais tempo no ar, porém a empresa entrou em contato falando que seu recorde era válido, mas era preciso depositar uma quantidade em dinheiro para o nome ser publicado. “Prêmio comprado eu não quero”, afirma.