Jornal Atual
< Voltar

Cantata “Um Natal Brasileiro” traz história e cultura nacional

Publicada dia 02/01/2019 às 12:18:14

Jornal Atual

cantata-um-natal-brasileiro-traz-historia-e-cultura-nacional


Nem mesmo o tempo nublado e o medo da chuva estragaram o encanto e a emoção da Cantata “Um Natal Brasileiro” realizada pelo Centro Cultural Special Dog. O evento foi apresentado nas noites de sábado, 22, e de domingo, 23, em frente ao Centro Cultural.

Recheado de bordões e sotaques brasileiros, o evento foi transmitido pelo Facebook para quem não pôde assistir pessoalmente, o Papai Noel chegou cortejado com batucada ao ritmo Maracatu, boneco de Olinda e vestido à caráter nordestino.

A Cantata de Natal contou com o envolvimento de 300 pessoas, composta por 70 vozes e mais o elenco que realiza a apresentação circense. “Este ano o evento foi baseado no livro brasileiro Baile do Menino Deus, que conta a história de um peregrino que ficou sabendo que Jesus vai nascer no bairro em que ele mora, então ele quer dar uma festa e para isso começa a procurar a casa onde será o parto, e ao longo vai encontrando pessoas e personagens fantásticos, aí a história é finalizada de maneira muito bonita. Aqui, reinventamos, colocamos personagens mágicos que estão próximos de nossa realidade, fizemos uma pesquisa de repertório com músicas de Natal criada por brasileiros. Tem muito xote e baião”, conta a regente e professora dos corais do Centro Cultural Daniele Montuleze.

A produção ainda envolveu o curso de Corte, Costura e Patchwork do Centro Cultural e do Sesi, que ficaram responsáveis pelos figurinos da apresentação.

Além da Cantata, o Centro Cultural realizou também atos de Natal com alunos de circo e corais nos dias 8 e 9 de dezembro, intitulados “Ato de Natal do Menino Jesus” no Palácio de Cultura Umberto Magnani Netto e no dia 10, o “Concerto Special Christimas” com a apresentação da orquestra e do coral infanto-juvenil, também no Palácio de Cultura.

Para 2019, a gerente Juliana Manfrim confessa que pretende manter a ideia brasileira. “Ainda não pensamos na ideia para a próxima cantata, porém este ano fez muito sucesso o tema brasileiro, afinal já faz muito tempo que o Natal tem sido comemorado em moldes americanos”, disse.