Jornal Atual
< Voltar

Arepa: legítimo sabor da Colômbia

Publicada dia 24/01/2020 às 12:58:33

Diego Singolani

arepa-legitimo-sabor-da-colombia


Muito comum nas casas da Colômbia, a arepa é uma espécie de pão ou bolo à base de milho, com formato circular, semi-achatada, que geralmente é feita na chapa, apesar de existirem versões no forno e até mesmo fritas por imersão. A arepa pode ser consumida como prato principal ou como acompanhamento, sozinha ou recheada, como parte do café da manhã, almoço ou jantar.

O colombiano Jeferson Arley Poveda Contreras, 28, está há quatro anos no Brasil. Ele faz doutorado em matemática na Universidade Federal de Goiás. Foi em Goiânia que conheceu sua namorada, Mariane, que possui família em Santa Cruz do Rio Pardo. De férias no interior de São Paulo, Jeferson explicou que a arepa possui algumas regras gerais, mas que na Colômbia, cada família dá seu toque particular à iguaria popular. “Minha família é de Bogotá. Minha mãe costuma colocar sal e açúcar na massa, o que dá um diferencial. Além disso, ela também adiciona um pouco de leite. É uma receita da família”, disse.

O pesquisador afirma que a maneira de se consumir também varia. “Há quem prefira só com manteiga. Outros colocam presunto e queijo. Nas ruas, eles fazem uma versão recheada, que se coloca muita coisa, como um lanche”, diz Jeferson. Em sua casa, ele conta que a mãe tem por hábito fazer arepas em grande quantidade, para serem consumidas ao longo do dia. “Também é um excelente acompanhamento para Caldo de Costela, um prato típico por lá”, declarou. Além da Colômbia, a Venezuela é outro país onde o consumo da arepa é bastante disseminado na cultura gastronômica.