Jornal Atual
< Voltar

Apps ajudam no controle de figurinhas do álbum da Copa 2018

Publicada dia 05/04/2018 às 12:10:16

Carol Leme

apps-ajudam-no-controle-de-figurinhas-do-album-da-copa-2018


Neste momento, são boas as chances de você já ter seu álbum da Copa do Mundo de 2018. Mais do que isso, já deve ter uma porção de figurinhas coladas e outra boa porção de repetidas. Em outros tempos, seu 'bolinho' de repetidas estaria amarrado por um elástico, acompanhado por uma folha de anotações para marcar os números que você já tem e os que ainda faltam. Mas, nesta edição uma novidade vem ajudando os colecionadores aficionados: os aplicativos para marcar quais figurinhas já tem, quais ainda faltam e as repetidas.

A tecnologia ainda permite compartilhar com os amigos pela rede social suas necessidades e claro, já há inúmeros grupos de WhatsApp destinados a trocas e a facilitar a comunicação para combinar encontros e trocas das figuras repetidas. E, pelo jeito, as novas gerações estão dominando as novidades. O pequeno Felipe Nóbile, 10, participa dos grupos e tem em seu celular o aplicativo, antes mesmo de ter o álbum em mãos, que pediu pela internet e ainda não chegou. “Eu já tenho 357 figurinhas e vou controlando pelo aplicativo e comparando com meus amigos, que também usam. Eu estou ansioso pela figura do Messi, que ainda não tenho”, contou. Fã de futebol, Felipe tem como discípulo o irmão mais novo, Murilo, 6, que, por enquanto só está autorizado a ajudar a abrir os pacotes. “Eu deixo ele assoprar para dar sorte”, revelou. Os dois foram incentivados pelo pai, Rafael, 39, que coleciona álbuns de 1989. “Tenho de campeonatos paulista, copas, e até aquelas que vinham antigamente no chiclete. Agora quero passar a tradição para meus filhos”, detalhou.

Já a “velha guarda”, parece um pouco reticente à nova tecnologia, e apesar de confessar que o app é benéfico, ainda não cedeu a baixá-lo. Há duas semanas montando um álbum, Marcelo de Oliveira, 30, disse que já gastou cerca de R$ 300 em figurinhas e que faltam apenas 20 para completar, e, que, mesmo pretendendo iniciar um novo álbum, prefere fazer o controle por uma tabela que montou no computador. “Não baixei o aplicativo, mas uso muito as redes sociais para me comunicar e trocar. Este é um hobby que pretendo levar por toda a vida e lamento não ter começado antes”, contou.

O administrador da cantina do Icaiçara Clube, Rodolfo Andrade, 35, comprou o álbum na versão simples para a filha e está completando para si um de colecionador, já que vem fazendo os álbuns desde 1990. Com o hobby, ele espera atrair mais clientes para se tornar um ponto de troca e também para assistir aos jogos da Copa. “Estou vendo que vou ter que baixar o aplicativo também, assim posso compartilhar direto nos grupos as que ainda faltam, vou acabar cedendo”, declarou.